Um papagaio que falava Inglês quando desapareceu da casa do dono na Califórnia, EUA, reapareceu agora, mas com uma particularidade: quando Nigel desapareceu há quatro anos, falava inglês com um sotaque britânico sofisticado. O papagaio reapareceu e foi devolvido ao dono, Darren Chick. Mas agora fala espanhol.

O jornal local The Daily Breeze sublinha que não se sabe o que terá acontecido ao papagaio enquanto esteve desaparecido da casa de Darren Chick, um britânico que reside em Torrance. O que se sabe é que perdeu o sotaque inglês, e agora ladra, fala espanhol e chama frequentemente por alguém chamado «Larry».

De acordo com o mesmo jornal, o papagaio foi devolvido ao dono pela veterinária Teresa Micco, que tinha perdido o próprio papagaio anos antes. Constatando que o Nigel não era o papagaio dela, usou o microchip e documentos de lojas de animais para encontrar Darren Chick, que reconheceu o pássaro de imediato.

Darren Chick afirma que o Nigel se encontra bem, apesar de o ter tentado morder quando pegou nele.

Teresa Micco explica que os papagaios desaparecidos procuram muitas vezes a companhia de pessoas quando se perdem. 

«Um pássaro de cativeiro não está acostumado a estar fora da gaiola de uma casa, afirma a veterinária ao The Daily Breeze. «Não sabem sobreviver. Quando aterram em árvores, não veem tigelas de comida», acrescenta.