Várias são as gravações que testemunham os sons estranhos que têm sido ouvidos por diversas pessoas em diferentes lugares do globo. Não se conhece uma explicação certa para o fenómeno, mas há algumas propostas.

Uma moradora de Terrace, British Colombia, no Canadá, acordou na quinta-feira de manhã com um som estranho vindo da rua. Já tinha ouvido os sons antes, mas desta vez foram mais intensos.

Kimberly Wookey gravou o momento a partir da sala da sua casa e encontrou, na internet, outros registos de acontecimentos semelhantes. Um vizinho acreditava ser alguém a transportar um contentor e, com a falta de vento, o som propagava-se pelo vale da região. Contudo, no vídeo de Wookey pode ver-se movimentos criados pelo vento.

Algumas pessoas afirmam, por comentários publicados no vídeo, que ele é falso. A polícia local não sabe de onde podem vir os sons, escreve o «The Huffington Post».

Em janeiro de 2012, na cidade canadiana de North Battleford uma estação de rádio recebeu cerca de 40 chamadas telefónicas de residentes a perguntar o que seriam os estranhos sons «do céu».

De outras cidades, gravações publicadas online também retratam o mesmo fenómeno, algumas acompanhadas de comentários como «parece que o planeta está a gritar de sofrimento».

Há gravações dos barulhos sem explicação capturados no Michigan, Nova Iorque, em Espanha e Noruega. Por vezes, o som parece ser de um animal a uivar e a maior parte deles ocorreu nos primeiros meses de 2012.

As secções de comentários destes vídeos estão repletas de citações bíblicas e de explicações fundadas no Apocalipse. Outros comentários reenviam para a existência de extraterrestres a provar a sua existência na Terra.

Contudo, a melhor explicação para o fenómeno vem de Jean Pierre St. Maurice, professor de física na Universidade canadiana de Saskatchewan que diz que os barulhos podem vir de ondas eletromagnéticas emitidas por um organismo de luzes naturais no céu a elevada latitude, também conhecido por Aurora.

Veja aqui dois vídeos e ouça os sons deste fenómeno: