Aqueles saquinhos que encontramos em caixas de sapatos, malas ou câmaras quando as compramos – e que geralmente deitamos no lixo – têm, afinal, uma utilidade.

Estas saquetas contêm dióxido de silício, fabricado a partir de silicato sódico, um poderoso antídoto contra a humidade. Cada saqueta destas consegue absorver entre 30 a 40% do próprio peso em vapor de água e prevenir a formação de mofo. 

Graças a estas características, estas saquetas podem ter várias utilizações. Confira a lista e verá que nunca mais as vai querer deitar fora.

 

1. Aparelhos Eletrónicos

O velho truque de colocar o telemóvel molhado num pote de arroz funciona, mas colocar o aparelho num recipiente com bolinhas de sílica-gel é muito mais eficaz. Tire o cartão e a bateria e deixe o telemóvel no recipiente durante uma noite.

 

2. Fotografias

Alguns álbuns de fotografias são mais valiosos do que muitos tesouros. Para manter a qualidade das imagens durante mais tempo, coloque um ou dois saquinhos entre os álbuns de fotografias.

 

3. Lâmina de barbear

Para prolongar a vida das lâminas da máquina de barbear, seque-as bem depois de usar e coloque-as numa caixa de plástico fechada juntamente com uma saqueta de sílica-gel. Isso vai absorver a humidade e evitar a criação de ferrugem.

 

4. Maquilhagem

Um destes saquinhos no necessaire onde guarda a maquilhagem mantém os produtos secos e prolonga a sua duração.

 

5. Lentes embaciadas

Guardar um saquinho de sílica-gel na mala da câmara fotográfica ajuda a que lente absorva a humidade e não fique embaciada. Mesmo no caso das câmaras subaquáticas, colocar um saquinho dentro da caixa ajuda a manter a lente sempre limpa para conseguir fotos impecáveis. O mesmo é válido para os relógios.

 

6. Mala de Ferramentas

Uns saquinhos destes na mala de ferramentas evitam a formação de ferrugem.

 

7. Jóias

Guardar uma saqueta de sílica-gel junto das jóias de prata evita que estas fiquem baças e com manchas.

 

8. Malas

A mala do ginásio nem sempre tem o melhor aroma do mundo. É lá que guardamos a muda de roupa e tudo o que precisamos. Ter sempre uma ou mais saquetas no fundo da mala vai absorver a humidade das peças e prevenir a formação de maus odores e de bactérias.

 

9. Para-brisas

Espalhar alguns destes saquinhos no interior do carro, especialmente junto ao para-brisas, ajuda a controlar a humidade e evita que os vidros e espelhos embaciem com tanta facilidade. Esqueça o truque do ar condicionado.

 

10. Flores secas

Se precisar de secar flores para trabalhos de artesanato ou decoração, colocar alguns saquinhos de sílica-gel junto das plantas vai auxiliar a acelerar o processo.

 

11. Enfeites de natal

As decorações de natal ficam guardadas todo o ano, muitas vezes em caixas no sótão, em risco de manchar ou estragar o material. Mas se colocar alguns saquinhos daqueles dentro das caixas, o problema fica resolvido.

 

12. Grãos e sementes

O melhor truque para preservar feijão, arroz, açúcar, sal ou até mesmo a ração dos animais é colocá-los numa caixa de plástico com uma saqueta de sílica-gel colada na tampa.

 

13. Armários

Para evitar o cheiro a mofo no guarda-roupa, sobretudo junto daquelas peças que ficam arrumadas durante muito tempo, espalhe sacos de sílica no armário. Sapatos e casacos de pele ou camurça também ganham mofo facilmente. Guarde sempre uma saqueta junto a estas peças de roupa.

 

14. Documentos

Naquela gaveta da secretária onde costuma colocar documentos importantes é sempre recomendável colocar também algumas saquetas.

 

15. Medicamentos e vitaminas

Os medicamentos são normalmente guardados num armário da casa de banho, sujeitos à humidade. Manter um saquinho de sílica-gel junto dos pacotes de vitaminas ou medicamentos evita a decomposição dos comprimidos e ajuda a mantê-los frescos.