Um morador de Avignon, França, encontrou uma serpente pitão com 2,5 metros à porta de casa, avança o jornal La Provence.

O animal, com força suficiente para estrangular uma pessoa, foi encontrado cerca das 2 horas da manhã e o morador pediu ajuda aos bombeiros, formados para lidar com animais exóticos.

A delegação do Governo de Vaucluse revelou que se trata de um «python molurus bivittatus», conhecida como serpente pitão de Mianmar, com peso entro 3 e 4 quilos. Esta é uma espécie que precisa de uma regulamentação especial que requer que o dono a declare às autoridades.

Os bombeiros de Avignon esperam agora que o proprietário da cobra seja encontrado, apesar de não haver nenhuma serpente pitão registada na região. Até o proprietário ser encontrado, a cobra será entregue ao jardim zoológico da Barber, situado em Avignon e Marselha.

Este tipo de cobras, que podem chegar aos oito metros de comprimento, não é venenoso, mas podem transmitir infeções e estrangular uma pessoa. Na semana passada, uma cobra píton matou duas crianças, de cinco e sete anos, no Canadá.