Um vitelo com duas cabeças nasceu recentemente em Fez, no centro de Marrocos, e o está aparentemente de boa saúde, anunciou esta sexta-feira um fotógrafo da agência noticiosa AFP.

O nascimento do vitelo ocorreu segunda-feira de manhã em Sefru, uma cidade situada nas encostas do Médio Atlas, uma das cadeias montanhosas do país magrebino.

«O vitelo foi batizado "Sana saida" (Bom ano) porque nasceu no dia do novo ano», disse à AFP a proprietária do animal.

Esta mãe de cinco filhos declarou ter ficado «surpreendida», mas assegurou que não teve «medo» e evocou «uma obra de Alá».

O animal parece de boa saúde e está a tornar-se uma atração na região, apesar de o veterinário de Sefru, Mohammed Bkal, ter admitido ser «impossível prever o seu futuro», ao referir-se a uma «malformação congénita com complicada confirmação do diagnóstico devido à ausência de meios adequados».

Citados pela agência oficial MAP, outros veterinários indicaram, por sua vez, que a vaca «deveria ter provavelmente gémeos que se fundiram devido a uma malformação genética».

Apesar de ser um caso raríssimo, não é inédito, precisa a AFP. Em setembro, foi registado um vitelo de duas cabeças nado-morto numa quinta de Oregon, nos Estados Unidos.