O governo japonês está a instalar uma rede wireless no Monte Fuji, para que os turistas possam manter-se conectados à Internet durante a visita. Apesar de bizarro, este nem sequer é o sítio mais estranho onde é possível aceder a wi-fi…

O Monte Fuji vai contar com a sua própria rede de ligação wireless, no cume da montanha, que necessita de uma passe para poder ser acedida. A rede será grátis durante as primeiras 72 horas depois do utilizador a ligar pela primeira vez.

Publicar fotos no Instagram e no Facebook instantaneamente é apenas uma das vantagens da instalação. O governo afirmou que a ligação pode ajudar os turistas a subirem a montanha de forma mais segura, acedendo aos avisos meteorológicos e aos sítios onde podem procurar abrigo, assim como pode permitir chamadas de emergência, mesmo se o telemóvel não estiver com rede.

Com a instalação, o Monte Fuji vai juntar-se a outras montanhas onde já se pode usufruir de Internet grátis. O famoso Monte Evereste, por exemplo, tem uma rede wireless disponível desde 2010. Os visitantes podem aceder à ligação de wi-fi a 5.200 metros de altitude.

Até um dos lugares mais inóspitos na Terra tem já tem a sua própria rede wireless. O Pólo Norte tem wi-fi desde 2005, apesar de ser muito difícil qualquer computador funcionar com o frio.

Pode também ligar o wireless enquanto visita um parque temático em Israel. O parque Kfar Kedem pretende mostrar como era a vida na Galileia há 2.000 anos, através de atividades como o fabrico de produtos tradicionais com técnicas ancestrais. Contudo, há burros a passear pelo local que transportam um router, para que os visitantes possam aceder à Internet de forma grátis.

Mas se pensa que só pode aceder ao wi-fi no planeta Terra está enganado. A Estação Espacial Internacional tem a ligação de Internet mais distante do mundo, fazendo de ponte entre a Terra e o espaço. Os astronautas não usam a rede propriamente, conectando um computador na Terra que podem controlar remotamente. A rede é usada especialmente para escrever no Twiter.