Está pronto para mudar o seu conceito de realidade? A pintura incrível que lhe mostramos não é uma visão que o transporta para outra dimensão, mas simplesmente uma ilusão de ótica concebida de forma inteligente.

Um utilizador do YouTube, chamado Dmitry Tkachenko, gravou um vídeo de uma curiosa peça de arte em exposição na “Art Miami”, em Nova Iorque, nos EUA. O autor do quadro é Patrick Hughes, um artista inglês que foi pioneiro na técnica «reverspective» nos anos da década de 1960 e que, ao brincar com a técnica de 3D nos últimos 50 anos, deixou boquiabertos os espetadores do seu trabalho.

O truque é muito simples, quando se muda de posição e se olha para a imagem, a pintura parece que interage connosco. Ou seja, quando nos movemos, a pintura também se move. Independentemente da forma como nos movemos sobre a pintura, os objetos mudam de perspetiva e parecem mover-se para o outro lado.

Como explica o site do pintor: "Quando os princípios da perspetiva são invertidos e solidificados em pinturas esculpidas algo extraordinário acontece; a mente é levada a acreditar no impossível, que uma pintura estática se pode mover por conta própria."