Um grupo de estudantes universitárias, da Noruega, fez uma música sobre o futuro da agricultura do país que se está a tornar um sucesso. A canção intitulada «Norway Needs the Farmer», transmite uma mensagem claramente política e já foi vista mais de 163 mil vezes no Youtube.



Vestindo um macacão verde, as jovens do grupo coral Pikekoret IVAR, dançam com pás e ancinhos na mão enquanto cantam.

«Várias gerações cuidam das fazendas, mas as reformas do governo destroem as normas. Podemos ter um novo governo neste país, por favor?»

Numa das cenas do videoclipe, aparece uma figura semelhante a Sylvia Listhaug, a ministra da Agricultura, que é perseguida pelo campo pelas jovens.

«Viva os agricultores. Listhaug podes desistir», cantam.

A ministra havia anunciado mudanças significativas na no setor agrário, nomeadamente a redução dos pagamentos aos agricultores, que ,de acordo com a OCDE, recebem um dos mais altos subsídios em todo o mundo.

Para além disso, o governo quer implementar novas leis sobre a herança e venda das fazendas, bem como mudar potencialmente os caminhos para as grandes propriedades e tornar a produção mais eficiente, medidas que têm como principal objetivo reduzir notoriamente o alto preço dos alimentos.

«Não só não queremos grandes fazendas, como isso não é bom para os animais e para o ambiente. A música pretende dar um impulso aos agricultores. Sim, os preços dos alimentos aqui são altos, mas os salários das pessoas também são», afirma uma das autoras da música, Gina Marie Ovale, que cresceu numa fazenda.

A porta-voz da ministra afirma que «o vídeo é uma das muitas declarações feitas antes das anuais negociações agrícolas. A Ministra não tem comentários a fazer».

Já o grupo coral do qual fazem parte as jovens, Pikekoret IVAR, garante que não está ligado a nenhum grupo político e que o vídeo, gravado por um amigo, faz parte do concerto de fim-de-ano.

«A reação foi ótima. Tivemos um feedback muito positivo. Muitas pessoas consideram o vídeo amoroso e divertido».