Quando alguém supera os 100 anos, a pergunta mais frequente que se faz é "Qual o segredo para viver tantos anos?".

No Reino Unido, em Nottingham, Brenda Osborne comemorou 105 anos esta quinta-feira e deu a receita para todos no lar onde vive: "Colocar a saúde em trabalhar muito e evitar homens".

Os 105 anos de Brenda nem à rainha passaram despercebidos, já que Isabel II lhe enviou uma carta a felicitá-la. Brenda preferia que Sua Majestade estivesse presente na festa.

Adoro comemorar o meu aniversário, embora esteja desapontada com o facto da rainha não ter vindo. Recebi a carta dela, mas achei que a presença era o mínimo que ela podia fazer", referiu.

A centenária, que é uma enfermeira reformada, deu os dois conselhos para uma vida longa e uma sobrinha-neta, Marie Pollard, comentou a "receita": "A minha tia não me surpreende, sempre foi muito muito independente. Ela acabou de se mudar para o lar no ano passado e faz muitas piadas a dizer que o segredo para uma vida longa é evitar homens, porque eles não valem a pena".

Brenda nasceu em 1913, começou a ser enfermeira a partir de 1940, tratando de veteranos de Guerra, no Victoria Hospital. A dedicação era tal que foi premiada por não ter ido trabalhar apenas um dia, por doença, em 33 anos de carreira.

Está há um ano no lar, sendo que viveu durante 93 anos na sua cada de infância.