Uma lula gigante foi encontrada morta, esta quarta-feira, em Kaikoura, na costa sul da Nova Zelândia. Segundo os biologistas do Aquário e Centro Marinho de Kaikoura, que encontraram o animal, a lula mede mais de 18 metros de comprimento. 
 

Rapidamente, os trabalhadores uniram esforços para retirar o animal da praia antes que este servisse de alimento para outros animais. 
 

"Vamos ajudar a transportá-la para o aquário onde estará segura dentro de um congelador de vidro com janelas para que possam vê-la - em exposição até que possamos fazer mais com ela", pode ler-se no Facebook do Aquário. 
 

A human comparison...she is a MASSIVE specimen considering Jay lying there is 1.83m...Now frozen on display at the...

Posted by Kaikoura Marine Centre and Aquarium on Quarta-feira, 13 de Maio de 2015

Megan Lewis, bióloga marinha e proprietária do Centro Marinho, garantiu em declarações ao "Malborough Express" que a lula era fêmea. "Elas tendem a crescer muito rápido e não vivem muito tempo.", indicou.

De acordo com o "Washington Post", ainda não se sabe a idade exata da gigante nem as causas que levaram à morte, no entanto a bióloga pensa que não tenha sido falta de alimento uma vez que "o estômago estava cheio". 

"O manto em si mede mais de dois metros de comprimento e tem um olho com 19 centímetros de diâmetro. O tentáculo mais longo mede mais de cinco metros. É gigante”, descreve Lewis que garante que no total o animal mede mais de 18 metros. 
 

Para além de ficar exposta no aquário, a lula será também alvo de estudo pelo que irão ser enviadas amostras do corpo para a Universidade de Auckland e Otago que fará as investigações. 
 

The massive beak of the Giant Squid that washed up yesterday...see aquariums previous posts for more details and photos 󾌵

Posted by Kaikoura Marine Centre and Aquarium on Quarta-feira, 13 de Maio de 2015

Esta não é a primeira vez que é encontrada uma lula destas dimensões. Há dois anos atrás, os biólogos foram informados de uma cabeça gigante a flutuar num local conhecido como Dente de Tubarão. Nessa altura, os especialistas marinhos informaram que o animal tinha mordidas de outra lula.

Na verdade, é comum aparecerem nesta zona este tipo de gigantes. Já em 1887, os cientistas publicaram um documento onde descreviam uma lula gigante com mais de 16 metros de comprimento, que havia sido encontrada na Nova Zelândia.