Uma bola de gordura coagulada, com 15 toneladas, foi dragada de um esgoto de Londres, informou esta terça-feira a empresa de tratamento de resíduos Thames Water.

Foram precisos 10 dias para retirar a massa do tamanho de um autocarro de dois andares e que se formou nos canos sob uma estrada em Kingston, no sudoeste de Londres. Os residentes da zona queixavam-se de os seus autoclismos não funcionarem, segundo a agência France Presse.

«O esgoto estava quase completamente obstruído com as 15 toneladas de gordura. Se não tivéssemos descoberto a tempo, os resíduos podiam ter começado a sair do esgoto em toda a zona de Kingston», explicou Gordon Hailwood, responsável pela gestão dos contratos de resíduos, num comunicado.

Hailwood disse que nunca tinha sido encontrado um bloco de gordura tão grande a entupir os esgotos em Londres, tão grande que «danificou o esgoto e a reparação levará até seis semanas», observou.

A empresa de gestão de resíduos que removeu a gordura, a CountyClean Environmental Services, adiantou que ela será bem utilizada.

«Reciclamos tudo. A água é extraída e a gordura e óleos são transformados em produtos como sabão, biodiesel e combustível», indicou um porta-voz da empresa à AFP.