Uma mulher pagou, em França, pouco mais de 200 euros com 30 quilos de moedas por não concordar com o regime fiscal francês.

Audrey D. é uma cidadã comum de 28 anos e desempregada que resolveu pagar o imposto sob o rendimento com as moedas que tinha dentro de um porquinho mealheiro. No total depositou 207 euros em moedas de um cêntimo a dois euros em cima do balcão da repartição de finanças.

A mulher revelou que teve ajuda de um amigo de um banco para trocar algum dinheiro por moedas «pequenas» e que o seu ato foi um protesto ao regime tributário francês.

«Para pagar os impostos dentro do prazo, tive de vender o meu carro», refere a Lusa a partida da agência de notícias francesa, AFP. «Não tenho nada contra o pagamento de impostos. O que não quero é pagar tanto. Não somos galinhas dos ovos de ouro», disse Audrey citada por um site de notícias francês.

A jovem tinha sido notificada a pagar 1.107 euros de imposto sobre os rendimentos de 2013. Pediu para lhe ser faseado o valor e depois resolveu pagar a última prestação, 207 euros, em moedas.

Não satisfeita depois de ter liquidado o valor em divida, a jovem resolveu escrever ao presidente francês, François Hollande, e ao ministro das Finanças, Michel Sapin, para «protestar contra o aumento dos impostos e contra este Governo que toma o povo por idiota».

Em França, o ordenado mínimo é cerca de 1.400 euros e os impostos sobre os rendimentos são pagos no ano seguinte durante o mês de setembro, como acontece em Portugal com o IRS a partir de abril.