Um casal que ficou preso num penhasco foi salvo graças a uma fotografia tirada com o telemóvel. Os jovens, na casa dos 20 anos, enviaram a imagem às equipas de emergência que, de imediato, conseguiram identificar o local.

O incidente aconteceu no domingo em Winnats Pass, no condado britânico de Derbyshire. Trata-se de um vale de montanhas com uma grande inclinação e cheias de grutas e depressões.

O casal teve de pedir ajuda depois de terem subido uma zona de grande inclinação. O porta-voz da equipa de resgate, Steve Rowe, explicou, em declarações à BBC, que os jovens conseguiram utilizar a tecnologia a seu favor: enviaram uma fotografia que tinham tirado antes da subida, que permitiu ter a imagem do local, e uma mensagem através do Whatsapp que possibilitou obter a localização geográfica. 

“Eles descreveram bem o local e depois um deles disse ‘tenho uma ideia, vou mandar uma fotografia’. Disseram que estavam na gruta que se via na fotografia. E mandaram uma mensagem pelo Whatsapp, que permitiu obter a sua localização.”

Steve Rowe acredita que este é o primeiro salvamento “por fotografia”. O responsável acrescentou que, neste caso, os jovens souberam usar a tecnologia para seu próprio benefício, mas que há quem não o faça por não confiar nas novas ferramentas.

"Há muitas pessoas que ficam em situações problemáticas porque não confiam na tecnologia. Este casal foi capaz de usar o telemóvel e a fotografias para seu benefício."

O salvamento mobilizou seis operacionais com vários equipamento de resgate. Os jovens escaparam ilesos, sem quaisquer ferimentos.