Um raro arco-íris cor de rosa foi visto, admirado, fotografado e filmado em Bristol, a sudoeste de Inglaterra, já perto do País de Gales, na noite de segunda-feira.

Nas redes sociais foram várias as pessoas que partilharam a fotografia publicada na página da BBC Points West e a descreveram como “bonita” e “incrível”.

Apesar da raridade e espetacularidade do arco-íris cor de rosa, o fenómeno observado em Bristol foi considerado como uma “ilusão de ótica” por vários peritos.

O apresentador da meteorologia da BBC, Simon King, explicou que o fenómeno não tem um nome específico. Foi causado por um arco-íris normal e um pôr do sol que ocorreram em simultâneo.

Temos um arco-íris normal, que é causado por gotas de água na atmosfera, refletindo a luz solar no espectro de diferentes cores", disse o apresentador da BBC.

O outro é um pôr do sol rosado causado pela luz solar, que tem de passar por muito mais atmosfera, devido ao ângulo do sol baixo no final do dia. Daí que, as cores, violetas, azuis, verdes, são reduzidas e só vemos o rosa e o vermelho, originando um arco-íris de cor rosada.”

Apesar das explicações científicas, o fenómeno deslumbrou os que o viram e muitos partilharam-no nas redes sociais.