Os números surpreendem. Quatro em cada cinco mulheres não toma banho diariamente, o que demonstra poucos cuidados de limpeza pessoal.

Esta é a conclusão de um estudo realizado no Reino Unido, pela linha de cuidados de pele «Flint + Flint», cujo objetivo era avaliar o nível de higiene das mulheres britânicas, concluíu que quatro em cada cinco não toma banho todos os dias e um terço é capaz de estar três dias sem o fazer. Os números são «alarmantes», dizem os investigadores.

Na investigação participaram 2.021 mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos. Dois terços admite não remover a maquilhagem antes de dormir e uma em cada oito não escova os dentes.

«É tão importante limpar a cara diariamente e hidratar de modo a tentar retardar o processo de envelhecimento», afirma o propriétario da marca de produtos, Maxine Flint.


Quando falamos de higiene matinal, apenas 21% das mulheres tem tempo para tomar banho ou para faze-lo todos os dias. O facto de terem de se levantar cedo, depois de uma saída noturna, faz com que 35% não remova a maquilhagem antes de ir dormir.

«É verdade que o tempo passa a correr mas sinceramente como nação não somos demasiado ocupados para tomar banho. Estamos alarmados com o número de mulheres que não dá importância aos cuidados a ter com a pele», afirma Maxine Flint.


Outro dado alarmante é o facto de uma em cada três mulheres ser capaz de passar três dias sem lavar o corpo nem o rosto. Apesar de todos os fatores, 92% das britânicas sabe a importância de uma rotina de cuidados com a pele e reconhece que fatores como a falta de sono (76%) e a desidratação (61%) causam graves danos na pele. Para tentar remediar a situação, 57% admite que usa uma rápida e refrescante solução, as toalhitas.

«Eu entendo a razão das mulheres, mas saltar uma lavagem de manhã não é saudável e é um ato anti social com as pessoas à nossa volta. Estamos a falar de hábitos de rotina que ocupam poucos minutos do dia», refere Flint.