Conhece as Silkie? São uma espécie de galinhas pouco comum, mas que fazem as delícias de muitos donos. São também chamadas de Sedosas e Moroseta. Qual a grande diferença das suas primas? O tamanho das penas, da plumagem. São tão «cabeludas» que é possível fazer penteados.

Há quem diga, em tom de brincadeira, que são as «top models» das galinhas e as suas penas parecem pele luxuosa com toque de seda. Além de bonitas, são ainda muito «amigas» do seu dono. Mas há outras diferenças na família. As sedosas têm o corpo e ossos num tom azul escuro, lóbulos das orelhas também azuis escuros, cinco dedos em cada pata (o normal são quatro) e, por fim, um tufo de penas na cabeça e nas pernas.

Adaptam-se a climas quentes e frios, mas devem ter um espaço fechado durante o Inverno. Podem viver nove anos. Consta que chegaram à Europa pela mão dos holandeses, há cerca de 200 anos. Promoveram os animais dizendo que eram um cruzamento entre galinhas e coelhos, escreve o o «The Huffington Post».

Para quem está a pensar num animal de estimação, esta talvez seja uma hipótese a ponderar. Até porque, quantos animais de estimação põe ovos para o pequeno almoço?