Esta história podia ter sido publicada há dez anos. Vem com atraso, porque só agora foi tornada pública, mas é igualmente surpreendente, por vários motivos. Um pescador encontrou aquela que se julga ser, até ao momento, a maior pérola do mundo. A descoberta foi feita na costa da Ilha de Palawan, nas Filipinas, em 2006, mas só agora virou notícia.

É que, sem ter conhecimento do valor da pérola, que pesa 34 quilogramas, o pescador guardou-a durante todo este tempo como amuleto da sorte, debaixo da cama, até que um incêndio na sua residência o levou a tirar a pérola de casa e a levá-la até ao posto de turismo de Puerto Princesa.

Por ter de mudar de casa, o homem entregou a pérola às autoridades, segundo contou à imprensa internacional a chefe do gabinete de turismo local, Aileen Cynthia Amurao. Surpreendida com o tamanho da pérola, Amurao afirmou que vai ser agora analisada por especialistas.

De acordo com a BBC, as autoridades acreditam que esta pérola, com cerca de 70 centímetros de comprimento, 30 centímetros de largura e 34 kg seja a maior do mundo e já há estimativas do seu valor monetário - à volta de 100 milhões de dólares, cerca de 88 milhões de euros.

Encontra-se, atualmente, em exibição numa exposição em Times Square, Nova Iorque, apesar de os filipinos quererem que fique no seu país para atrair mais turismo.