Workshops para crianças e adultos, um concurso de bolos de noiva e um encontro de colecionadores de pacotes de açúcar são algumas das propostas do Festival de Doçaria de Vouzela, que decorre naquela vila no fim de semana.

De acordo com a vereadora da Câmara de Vouzela, Eugénia Liz, a grande novidade da quinta edição do Festival de Doçaria "Doce Vouzela" é o concurso de bolos de noiva, que vai premiar os mais criativos.

"Pretendemos incentivar os profissionais e simpatizantes do «cake design» a mostrarem as suas potencialidades na elaboração de bolos artísticos. Serão premiados os que se destacarem na decoração de bolos de noiva", explicou.

Integrado no certame, que decorre no fim de semana, está também o segundo encontro de colecionadores de pacotes de açúcar, que está agendado para sábado.

«No ano passado participaram cerca de 100 colecionadores e este ano esperamos um número semelhante. É um encontro muito participado, inclusive por espanhóis», sublinhou.

Eugénia Liz revelou ainda que a mostra de doçaria tradicional tem prevista a participação de cerca de duas dezenas de produtores e fornecedores de doces da Região Dão Lafões.

«Conseguimos juntar produtores dos concelhos de Vouzela, Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul, que vão mostrar o que de melhor se faz na doçaria da região. Em destaque vão estar os pastéis de Vouzela, mas também as cavacas, os beijinhos ou os pastéis de nata da Vougadela», explicou.

Durante os dois dias terão ainda lugar vários espetáculos musicais, observação astronómica, um percurso pedestre para «queimar calorias» e vários workshops de decoração de cupcakes, cakepops e de bombons de chocolate para crianças e adultos.

De acordo com a autarca, o Festival de Doçaria de Vouzela atrai muita gente da região, mas também de outros pontos do país e de Espanha.

«Como vem aumentando de ano para ano, esperamos que o número de visitantes nesta quinta edição ultrapasse as duas mil pessoas», avançou.

Para divulgar o evento, a Câmara de Vouzela lançou três novos pacotes de açúcar, com imagens da vila e dos pastéis de Vouzela.

«Penso que é uma forma mais eficaz de fazer a divulgação do festival, porque quase toda a gente toma café. Também fica mais barato do que mandar fazer cartazes», alegou.

O 5.º Festival de Doçaria, que «já entrou no calendário nacional», é promovido pela Câmara Municipal de Vouzela, escreve a Lusa.