O Dubai ofereceu ouro aos vencedores de uma competição para perder peso, no âmbito de uma iniciativa para combater a obesidade no país. No total, foram distribuídos 16,82 quilos de ouro, no valor de 762 942 dólares (568 638 euros), a 2 648 pessoas, noticia a Agência France Presse (AFP).

Os organizadores da campanha «O Seu Peso em Ouro» tinham prometido aos participantes um grama de ouro por cada quilo perdido. Isto se perdessem pelo menos dois quilos a partir de 16 de agosto, no final do mês de jejum do Ramadão.

Um arquiteto sírio, de 27 anos, ganhou o primeiro prémio, equivalente a 2738 dólares (2 040 euros), depois de ter perdido 26 quilos. Ahmad al-Cheikh pesava 146,7 quilos no início da competição.

«Inscrevi-me com 15 dias de atraso nesta campanha e estava preocupado porque pensava que estava em desvantagem em relação a outros participantes», afirmou Ahmad al-Cheikh ao jornal «Gulf News».

Os concorrentes que ficaram em segundo e terceiro lugar perderam 23 e 22 quilos, respetivamente.

Durante o Ramadão, os muçulmanos não comem, bebem ou fumam entre o nascer e o pôr-do-sol. Mas muitos exageram depois durante a noite, apesar de serem informados dos riscos de tais excessos para a saúde.