Um croata recebeu recentemente uma encomenda que o deixou surpreendido. Dentro do pacote estava uma carteira que  Ivica Jerkovic tinha perdido há 14 anos mas também os respetivos documentos intactos e uma quantia inesperada em dinheiro.

«Não acredito no que aconteceu desde que recebi a encomenda há alguns dias. Pensei que se tratava de uma partida», contou o cinquentenário Ivica Jerkovic, residente em Donja Moticina (leste da Croácia), em declarações ao diário 24 Sata.


O homem perdeu a carteira no dia em que foi ao banco levantar dinheiro para pagar umas obras em casa. Depois de levantar o dinheiro, Jerkovic encontrou-se com um grupo de amigos numa festa e acabou por ter de levar um amigo que adoeceu às urgências. O croata acredita que perdeu a carteira, há 14 anos atrás, num destes dois sítios.

Para surpresa de Ivica Jerkovic, a encomenda que recebeu - cujo remetente era anónimo - tinha a carteira, todos os documentos intactos e 1.500 francos suíços (cerca de 1.440 euros), um montante superior aos 440 euros (na época 2.000 marcos alemães) que estavam no interior da carteira na altura do incidente.

«Não podia imaginar um melhor presente de Páscoa. Se comparar este montante com os 2.000 marcos alemães, o remetente enviou-me a quantia, mas também os juros destes 14 anos», afirmou.


Segundo Ivica Jerkovic, quem encontrou a carteira na época teria graves problemas financeiros.

«Suponho que o dinheiro terá salvado essa pessoa, (...) fez depois os cálculos sobre os anos que passaram para me devolver a quantia justa», disse ainda o cinquentenário croata.