O Governo sul-coreano criou vagas de estacionamento exclusivas para mulheres, na capital, Seul, e com espaço extra para fazer a manobra. Os novos lugares, com um desenho de uma saia e delimitados a cor-de-rosa, fazem parte de um plano orçado em cerca de 95 milhões de dólares (quase 70 milhões de euros), destinado a tornar a cidade de Seul mais «amiga da Mulher»,

Os espaços para senhora, tal como os lugares para deficientes, ficam situados mais perto das entradas dos estabelecimentos, noticia o jornal britânico «The Independent».

O programa também prevê que o asfalto seja repavimentado com um material ligeiramente esponjoso para torná-lo mais apropriado para as mulheres que usam salto alto. As novas vagas de estacionamento também terão mais iluminação. Além disso, cerca de sete mil novas casas-de-banho serão instaladas na cidade, apenas para as mulheres.

De acordo com a imprensa local, ainda não está claro se os homens que usarem as vagas de estacionamento exclusivas serão multados ou receberão algum tipo de punição.

«É como dar um toque feminino ao universo do design e tornar as coisas mais confortáveis para as mulheres», afirma ao «Korea Times» o assistente do presidente da Câmara Municipal de Seul para assuntos da mulher e da família.

Lugares de estacionamento exclusivos para mulheres já foram instalados noutros países, como a China, o Kuwait, a Malásia, a Indonésia, a Áustria e a Itália. A Alemanha, onde, em 2012, um autarca estabeleceu a criação de vagas apenas para homens, é agora um dos exemplos mais recentes da criação de lugares exclusivos para mulheres.