Claira Hermet, locutora da rádio BBC 1 Xtra, vai submeter-se voluntariamente a uma dupla mastectomia no dia 21 de janeiro e a maioria do tecido de ambos os seios será retirada. Para homenagear os próprios seios, a  radialista, de 27 anos, deu uma «festa de despedida».

De acordo com a BBC, a festa decorreu num bar no oeste de Londres e Hermet fez questão de dar visibilidade aos anfitriões, ao ficar durante grande parte do tempo de sutiã. O evento, onde os convidados puderam comer bolos com a forma de seios, contou com a presença de celebridades do microfone, como MistaJam, e amigos de infância da comunicadora, como Cat Galdeano.

«A Claira é muito determinada e ela sabe que estamos ao lado dela. É uma operação que vai ter muito impacto sobre ela e deixará cicatrizes, mudando a sua vida».

 
A apresentadora tem antecedentes cancerígenos na família. Claira Hermet perdeu a mãe, aos 9 anos, vítima de cancro da mama e quando a irmã adoeceu – com a mesma doença e que mais tarde a conduziu à morte – foi diagnosticado à apresentadora a presença de um gene BRCA1.

Hermet foi alertada pelos médicos que existia uma grande possibilidade de desenvolver a doença e optou por recorrer à operação popularizada por Angelina Jolie, em 2013.

«Remover os meus seios vai reduzir a possibilidade de eu ter cancro de mama de 85% para 4%»


O Newsbeat, principal programa jornalístico da Rádio 1 da BBC, irá fazer um documentário com base na rotina diária da apresentadora, antes e depois da operação.