A imagem representada é ou não é um círculo? A pergunta é simples, mas a resposta pode revelar dados importantes sobre a personalidade, as crenças políticas e a visão de vida de cada pessoa.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, aqueles que consideram que a imagem representava é um círculo, são mais propensos a ser politicamente liberais e a aceitar grupos desviantes ou marginalizados na sociedade. Já as pessoas que defendem que a imagem acima não se trata de um círculo, tendem a ser politicamente mais conservadoras.

Para chegar a estas conclusões realizaram-se três estudos. Foram mostradas figuras geométricas aos participantes e eles tinham de identificar se eram triângulos, círculos ou quadrados. Os participantes mais conservadores relataram uma maior diferenciação entre as figuras perfeitas e imperfeitas que eram mostradas. Estas diferenças na sensibilidade explicam as diferenças ideológicas entre cada "concorrente".  

De acordo com Ben Ambridge, especialista em psicologia, é provável que aqueles que responderam "sim" apoiem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a legalização da marijuana e sejam a favor que o Governo apoie os desempregados e os sem-abrigo, disse ao disse ao jornal The Guardian. No entanto, aqueles que responderam “não” tendem a ter tolerância zero para crimes como prostituição e uso de drogas.