Um novo busto da Rainha Isabel II está a dar que falar devido as suas semelhanças com o ator de cinema norte-americano Tom Hanks.

O busto de argila do artista chinês Chen Dapeng foi apresentado esta semana no centro cultural Olympia, em Londres, a propósito da celebração anual que assinala o intercâmbio cultural entre os dois países. Mas o resultado não terá sido o esperado.
No momento em que o pano caiu e o busto foi apresentado, muitos acharam que a obra não retratava com qualidade a imagem da rainha. Um crítico de arte do jornal "The Telegraph" foi mais longe e disse que o busto se parecia mesmo com Tom Hanks.

"Penso que não se parece com a rainha, que é a primeira coisa que chama a atenção (…) É um pouco fora de proporção, a parte de trás da cabeça é muito grande e o queixo parece de um boxer. E acabou por me fazer lembrar o Tom Hanks”, disse Mark Hudson, um crítico de arte do The Telegraph.


O autor passou três meses a esculpir o busto em argila, usando fotografias e vídeos. A obra pesa 20 quilos e foram precisas 13 tentativas para chegar à versão final.