Alcatrão extraído de pulmões doados por fumadores, que posteriormente se transforma numa tinta preta foi a forma encontrada pela Fundação Tailandesa de Promoção de Saúde juntamente com a Faculdade de Medicina da Universidade de Chulalongkorn e com a agência de publicidade BBDO para ajudar as pessoas a deixarem de fumar. 

«Extraímos com sucesso a substância negra dos pulmões doados pelos fumadores que foi transformada em tinta. Depois metemos a tinta num frasco e distribuímo-la em espaços públicos para as pessoas, especialmente as potenciais e atuais fumadoras, verem de que forma o tabagismo pode prejudicar os pulmões e o corpo e também convencê-los a deixar de fumar"


A campanha "The Message from the Lungs" é acompanhada por uma vídeo de sensibilização que pretende chocar e agir de forma determinante contra o vício do tabaco. 




O mesmo vídeo explica que, na Tailândia, 9% dos fumadores quer deixar o vício, mas que a maioria não tem hipótese de o fazer visto que o corpo não os avisa até ser tarde de mais.

Em cooperação com a universidade de Medicina da Universidade de Chulalongkorn, foi criada a primeira tinta feita com pulmões de fumadores. Para isso, a substância negra foi retirada dos pulmões doados, trabalhada, colocada em frascos e distribuída em espaços públicos.

De acordo com o vídeo, a "Mensagem dos Pulmões" espalhou-se e foi ouvida em todo o país, com reportagens na televisão e na imprensa, com mais de 100 mil partilhas nas redes sociais, levando muitos fumadores a decidirem deixar de fumar. O número de participantes no programa de cessação tabágica da Thai Health Promotion Foundation teve um aumento de 500% em comparação com o ano anterior.

Um sucesso que a Tailândia quer que se espalhe por todo o mundo, com o lançamento do vídeo em inglês.