Um guarda do Palácio de Buckhingham, em Londres, pode ser condenado a três semanas numa prisão militar, depois de ter sido filmado a fazer movimentos insólitos durante a ronda. Por tradição, os guardas devem manter uma postura totalmente fria e sem expressão, descrevendo os passos de marcha sempre iguais. Mas Samuel Holmes, de 20 anos, tornou-se um fenómeno de popularidade na Internet, ao fazer «piruetas», ao apanhar objetos do chão e ao marchar em câmara lenta durante a ronda.

Em declarações ao site London24, um porta-voz militar afirmou que, em teoria, o guarda pode enfrentar uma pena de três semanas de prisão, mas o mais provável é ser condenado a pagar uma multa.

Um amigo de Samuel Holmes, que não foi identificado, sublinhou ao «Evening Standard» que «as rotinas restritas da vida do exército podem ser um fardo pesado por vezes e o Sam gosta realmente de animar as pessoas». «Ele não fazia ideia do quanto isto ia ser levado a sério e isso preocupa a família», acrescentou. «Foi apenas uma brincadeira e toda a gente espera que os superiores não decidam fazer dele um exemplo», concluiu.

No vídeo divulgado no Youtube, a atitude de Samuel Holmes divide opiniões na secção de comentários. Enquanto alguns internautas consideram que o jovem guarda é «uma desgraça», outros dizem que é «uma lenda».