A capital da produção de manga na Austrália, Bowen, foi alvo de um assalto exótico. O monumento na forma de manga gigante, com cerca de 10 metros e sete toneladas, foi roubada da cidade. O assalto ocorreu perto da meia-noite, com os assaltantes a utilizarem uma grua para mover a «fruta gigante».

A manga é uma atração turística que pertence às 150 «Big Things» da Austrália e está agora sob investigação com as autoridades a analisarem as imagens do circuito de segurança do local. Suspeita-se que este golpe tenha tido fins publicitários porque quando as autoridades chegaram ao local,já ninguém se encontrava lá.

O Presidente de turismo de Bowen, Paul McLaughlin não tem dúvidas que a «fruta» vai ser descoberta porque «afinal, é uma grande manga e eu tenho a certeza que alguém a vai ver e nós vamos encontra-la de qualquer forma».

McLaughlin disse ainda que chegou a pensar que se tinha tratado de uma brincadeira, quando teve conhecimento que a estátua da fruta, inaugurada em 2002, tinha desaparecido.