Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais mostra um ato caridoso de um norte-americano, na Califórnia. Em aproximadamente um minuto, vê-se uma idosa a gritar com uma jovem negra que vendia doces à porta de um hipermercado. A mulher pergunta à jovem se tinha licença para vender doces ali e se tinha pedido autorização a alguém para ali estar. Enquanto a rapariga se desfaz em lágrimas, a mulher ameaça-a com a polícia. 

Um homem que assistiu à discussão saiu em defesa da rapariga. Jay Lopez, assim se chamava o homem, cConsola a jovem e repreende a idosa, dizendo que “devia ter vergonha” e decidiu comprar todos os doces, que no total custavam 80 dólares (um pouco mais de 71 euros).

 

Quando eu passei, ela estava a chorar histericamente,” disse Jay Lopez, citado pelo DailyMail.

Eu compro tudo!”, disse o bom samaritano durante o incidente, que foi captado por uma jovem e visto mais de seis milhões de vezes desde a sua publicação no Facebook.

Depois de comprar os doces, Lopez deu-os a transeuntes e frequentadores do supermercado. O homem referiu, ainda, que se a vendedora fosse branca, pertencesse aos escuteiros e vendesse bolachas caseiras não teria sido repreendida pela idosa.

Não vou pôr isto em termos raciais, mas teria sido uma história bem diferente,” considera.