A maioria das mulheres são bissexuais ou homossexuais, mas nunca heterossexuais. A conclusão consta num estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Essex, no Reino Unido.

A investigação indica que a maioria das mulheres que dizem ser heterossexuais mostra estímulos sexuais perante imagens de mulheres ou homens nus.

O estudo, liderado por Gerulf Rieger, do Departamento de Psicologia da Universidade de Essex, envolveu 345 mulheres que foram submetidas a testes enquanto lhes eram mostrados vídeos de mulheres e homens nus.

"Mesmo que a maioria das mulheres se identificasse como heterossexual, a nossa investigação demonstra claramente que quando se trata de o que as excita, elas apresentam um padrão bissexual ou homossexual, mas nunca heterossexual", explicou Gerulf Rieger, citado pelo "The Telegraph".


Os resultados, que foram baseados em elementos de resposta a estímulos sexuais, como a dilatação das pupilas, mostram que 82% das mulheres ficaram excitadas por ambos os sexos.

Nas mulheres que foram identificadas como heterossexuais, 74% excitou-se sexualmente com vídeos de homens e mulheres atraentes.

No caso das lésbicas, estas mostraram respostas sexuais muito mais fortes para mulheres do que para homens. Os investigadores consideram que as mulheres homossexuais respondem de uma forma semelhante à dos homens porque geralmente os homens apresentam respostas sexuais muito fortes para seu sexo favorito.

Gerulf Rieger acrescentou que o facto de algumas lésbicas se vestirem de uma maneira mais masculina não significa que apresentem mais comportamentos masculinos.  

"Isso  mostra que a forma como as mulheres aparecem em público não diz nada sobre as suas preferências sexuais.", afirma.