Um gato chamado Barsik tornou-se uma celebridade na cidade de Barnual, na Sibéria, ao liderar as sondagens para as eleições municipais. Os repetidos escândalos de corrupção que afetam a cidade russa, com 650 mil habitantes, ajudaram Barsik, um Scottish Fold de 18 meses, a obter 91% das intenções de voto para presidente da Câmara Municipal.

Uma sondagem online que decorre este mês na página da Altai Online, na rede social russa Vkontakte, indica que até ao momento 5400 pessoas já revelaram a sua preferência. O candidato surpresa, claramente favorito a vencer as eleições é o gato Barsik. A população local considera que esta é a melhor opção para combater a corrupção no poder local. 

"As pessoas já não sabem em quem acreditar e chegaram à conclusão que não podem confiar nas autoridades", explicou à AFP Ievguéni Kuznetsov, um aposentado de Barnual.


O ex-presidente da Câmara de Barnual, Igor Savintsev, renunciou ao cargo em agosto após ter sido acusado de abuso de poder. Autarca desde 2010, Savintsev terá vendido terrenos municipais a empresas geridas por membros da família a preços muito abaixo do mercado.

As eleições municipais realizam-se a 22 de dezembro e contam com seis candidatos oficiais, mas não é nenhum deles que está na frente. À frente na corrida está o gato político que, apesar da popularidade, dificilmente chegará a ser autarca.