Uma sondagem online que decorre este mês na página da Altai Online, na rede social russa Vkontakte, indica que até ao momento 5400 pessoas já revelaram a sua preferência. O candidato surpresa, claramente favorito a vencer as eleições é o gato Barsik. A população local considera que esta é a melhor opção para combater a corrupção no poder local. 

"As pessoas já não sabem em quem acreditar e chegaram à conclusão que não podem confiar nas autoridades", explicou à AFP Ievguéni Kuznetsov, um aposentado de Barnual.

O ex-presidente da Câmara de Barnual, Igor Savintsev, renunciou ao cargo em agosto após ter sido acusado de abuso de poder. Autarca desde 2010, Savintsev terá vendido terrenos municipais a empresas geridas por membros da família a preços muito abaixo do mercado.

As eleições municipais realizam-se a 22 de dezembro e contam com seis candidatos oficiais, mas não é nenhum deles que está na frente. À frente na corrida está o gato político que, apesar da popularidade, dificilmente chegará a ser autarca.