Uma praia perto de Sidney, na Austrália, foi invadida por milhares de algas de forma esférica, esta quinta-feira, cuja dimensão se parece uma bola de ténis. 

  

Com aspeto esponjoso e dimensões semelhantes a uma bola de ténis, os objetos depressa suscitaram a curiosidade dos locais, mas ao que parece serão apenas um aglomerado de algas. 

O fenómeno é raro mas está associado às correntes marítimas. Um professor da Universidade de New South Wales disse já ter presenciado situações similares. «Às vezes as ondas arrastam as algas formando bolas através das correntes mas isso é feito com matéria morta e estas parecem estar vivas», disse o docente. 

O porta-voz da guarda costeira, Warringah Council, disse que a descoberta aconteceu na quinta-feira a praia australiana Dee Why enquanto patrulhava a praia.

No local estiveram especialistas que não disfarçaram o entusiasmo pelo achado. «Estou muito entusiasmado porque elas são tão raras», disse Council. Esta foi sem dúvida uma descoberta bastante útil para a ciência e investigadores.