Um ladrão armado com uma faca foi detido por dois reformados, que o prenderam dentro de uma loja. O ato heroico foi filmado pelas câmaras de segurança da superfície comercial.

Ron Smith, de 78 anos, e Robert Andreson, de 72, encurralaram o assaltante dentro de uma loja, em Manchester, no Reino Unido. Os dois idosos seguraram a porta enquanto o homem tentava sair.

O vídeo mostra Ron Smith a passar perto da loja, quando vê o assalto a decorrer. De seguida, fecha a porta, para que o ladrão não saia. Robert Anderson surge depois para ajudar ao aperceber-se da situação.


                           

As câmaras de vigilância apanharam o momento em que o assaltante, Liam Redford, aponta uma faca à comerciante, enquanto enchia um saco com dinheiro e cigarros. Quando tenta sair e a porta está fechada, o ladrão entra em pânico e começa a andar às voltas na superfície, procurando outra saída.

Visivelmente transtornado, o criminoso devolve o saco com o dinheiro à comerciante. No vídeo pode ouvir-se Liam Redford a gritar: “Diz-lhes que abram a porta, eu só quero sair. Podes ficar com o dinheiro”.

Liam Redford sobe então ao andar de cima, abre uma janela e acaba por saltar do parapeito, aterrando numa carrinha, estacionada à porta da loja. Nesse momento, o homem é detido pora alguns construtores civis que estavam a ajudar os idosos, e acaba por ser preso pela polícia.

Liam Redford está a cumprir dois anos de prisão pela tentativa de assalto e os dois reformados tiveram direito a receber uma menção honrosa pela sua coragem.