O arranha-céus mais famoso de Londres, batizado de 20 Fenchurch Street, mas mais conhecido por “Walkie Talkie” e por ter derretido um Jaguar, acaba de conquistar o desprestigiante prémio anual de arquitetura, o Carbuncle Cup, ou seja, foi considerado um “furúnculo".
 
Organizado pela revista Business Design, o Carbuncle Cup é atribuído por um painel de críticos de arquitetura, que levam em conta a opinião dos leitores. Escreve a Reuters, nesta quarta-feira, que o prémio foi atribuído por unanimidade.

O edifício de escritórios, com 37 andares, situa-se no bairro financeiro de Londres, foi concluído na primavera de 2014 e tem a assinatura do conceituado arquiteto uruguaio Rafael Viñoly.

Com uma curvatura que inspirou a alcunha de "Walkie Talkie", deu nas vistas com as suas paredes espelhadas e por ter  derretido um Jaguarque estava estacionado na rua.

Um dos juízes do Carbuncle Cup, que foi atribuído por unanimidade, considerou mesmo o edifício “uma gárgula de vidro que grafita o céu de Londres”, referindo-se ao facto de os andares superiores do arranha-céus serem maiores que os inferiores, conferindo-lhe uma espécie de "mostruosidade" nas ruas da capital inglesa.

Além do Jaguar que derreteu, os lojistas da zona queixaram-se na altura de danos nas fachadas das lojas e de tapetes queimados. Então, como é possível recordar pela galeria de imagens associada, a imprensa local registou um ovo a fritar através do reflexo do sol na fachada e também de um limão a empolar.