A notícia que começou a circular em outubro de 2012, de que um chinês ganhou o processo judicial que moveu contra a mulher por ter tido uma filha «feia», está agora a levantar suspeitas e alguns jornais internacionais admitem mesmo que a história pode ser um «embuste». A notícia nunca chegou a ser confirmada oficialmente e, esta quinta-feira, voltou a ganhar vida quando começou a circular na Internet um retrato de família do referido casal com os três filhos.

A 29 de outubro de 2012, a estação de televisão norte-americana Fox31 e o site The Huffington Post noticiaram que um homem na China processou a ex-mulher por dar à luz «uma bebé extremamente feia».

Inicialmente, Jian Feng acusou a mãe da criança de infidelidade por achar impossível ser pai de um bebé feio. Mas, depois de efetuar o teste de ADN, a mulher de Jian confessou-lhe que antes de se conhecerem tinha gasto uma pequena fortuna em cirurgias estéticas na Coreia do Sul.

Foi então que o chinês decidiu processar a mulher por esta o ter enganado, fazendo-o acreditar que a beleza dela era natural. O tribunal concordou e condenou a mulher, cujo nome nunca foi divulgado, a pagar 120 mil dólares (perto de 90 mil euros) de indemnização.

A história poderia ter ficado por aqui, mas vários órgãos de comunicação recuperaram-na esta quinta-feira para a atualidade, ao noticiarem que está a circular na Internet uma fotografia do casal chinês com os filhos.

A fotografia faz notícia em sites como International Business Times, Chicago Now, ABC, mas o The Huffington Post, que tinha dado a notícia em outubro, refere agora que a fotografia divulgada esta quinta-feira lhe suscita dúvidas.

O site norte-americano destaca em primeiro lugar que a fotografia mostra três crianças, quando em outubro só havia notícia de uma e do sexo feminino. Além do mais, continua o The Huffington Post, se o marido colocou a esposa em tribunal por causa do primogénito, é pouco provável que o casal tenha procriado mais duas vezes e tenha posado para um retrato de família.

Como se não bastasse, remata o The Huffington Post, o site Rocket News 24 publicou a fotografia há mais de um ano para ilustrar um artigo sobre uma clínica de cirurgia plástica em Taiwan. O site asiático refere que o slogan publicitário da clínica que serve de legenda à foto é o seguinte: «A única coisa com que você tem de se preocupar após uma cirurgia plástica é a explicação que vai ter de dar aos seus filhos».