Na Índia, 11 cães ficaram, literalmente, azuis por causa da poluição de uma fábrica acusada de despejar lixo industrial e tintas num rio local.

De acordo com o Hindustan Times, as autoridades de Bombaim já mandaram encerrar a fábrica depois desta ser acusada pela poluição e por ter contaminado os animais.

O primeiro grupo de cães azuis foi detetado a 11 de agosto. Os animais terão nadado no rio Kasadi onde a referida empresa despeja lixo e tintas, tendo ficado contaminados. 

"É chocante ver como o pêlo branco dos cães ficou completamente azul. Detetámos cinco cães aqui e pedimos aos responsáveis do controlo da poluição para agir contra estas empresas", contou Arati Chauhan, chefe da célula de proteção dos animais em Bombaim.

Depois dos responsáveis terem investigado e concluído que os cães ficaram azuis por causa da poluição por ar e água, a empresa foi encerrada.

Um dos cães foi capturado e lavado por uma associação de ajuda aos animais. Apesar de ter ficado azul, o animal está bem de saúde.

O rio Kasadi corre numa zona de fábricas químicas, farmacêuticas e de processamento de comida.