Um cavalo obrigou, este domingo, pelo menos dois carros da polícia de Nova Iorque a uma perseguição invulgar no meio do trânsito agitado da cidade. O animal, supostamente pertencente a uma empresa que faz passeios de charrete em Nova Iorque, fugiu quando lhe tentavam dar um banho frio e provocou graves perturbações no trânsito na Eleventh Avenue.

Parte da perseguição foi filmada em vídeo por um ativista da NYCLASS, um grupo de defesa dos direitos dos animais. A associação tem-se batido pela proibição daqueles passeios turísticos e o mayor Bill de Blasio tinha mesmo prometido, durante a campanha eleitoral, acabar com eles.

Mas ainda não cumpriu e a NYCLASS Adverte: «É o mais recente exemplo de que pôr carruagens puxadas por cavalos não é apenas desumano, mas totalmente inseguro numa cidade congestionada com carros, camiões e autocarros». «Está na altura de o Conselho da Cidade agir e retirar os cavalos das ruas de Nova Iorque», disse Allie Feldman, dirigente da associação.

A NYCLASS, que colocou o vídeo no YouTube informa ainda que o animal foi capturado, mas que não sabe em que condições se encontra.