Desde o seu lançamento em 2007, o Google Street View – o sistema que permite ver imagens do mundo real no computador – já enfrentou várias polémicas sobre as fotografias que disponibiliza na internet, umas mais sérias que outras. A mais recente pertence ao segundo grupo.

As fotografias do Street View são captadas por carros da empresa norte-americana e editadas automaticamente, escondendo caras e matrículas de veículos por motivos de segurança. Recentemente, o jornalista do The Guardian David Shariatmadari descobriu uma imagem que talvez mostre um excesso de preocupação por parte do programa automático: uma vaca fotografada em Cambrige, Inglaterra, também teve a identidade ocultada.

A imagem foi partilhada na rede social Twitter e desde então já conta com mais de 10.000 partilhas e mais de 13 mil gostos.

Um porta-voz da Google reagiu com humor ao estranho acaso e disse, à CNN, que a empresa não pretende estragar os “cinco minutos de fama da vaca”.

Pensámos que estavam a brincar quando ouvimos falar disso. Porém, não vamos estragar os cinco minutos de fama desta vaca”.