A «campanha negra» do blog 31 da Armada surgiu esta quarta-feira na campanha de José Sócrates, em Vila Franca de Xira, mas foi mal recebida. Uma das pessoas presentes no local agrediu o jovem que desempenha o papel de «Vader do Fraque», como é possível ver no vídeo.

Depois da mascara de Darth Vader ter-lhe sido retirada, o jovem passou por alguns momentos de tensão e um dos repórteres de imagem que tentava captar o momento chegou mesmo a ser impedido de filmar por um elemento do staff de José Sócrates. Os ânimos foram serenando, com alguns elementos mais jovens a desdramatizarem a situação, aceitando até posar para a fotografia ao lado da figura de negro.

Sócrates já não assistiu aos incidentes, seguiu viagem, depois de ter falado sobre o programa Novas Oportunidades e de ter atribuído o aumento da taxa de desemprego à nova metodologia usada pelo instituto nacional de estatística.

Recorde-se que a iniciativa «Vader do Fraque» procura «cobrar 26 facturas que ficaram por pagar». O papel que o representante do «31 da Armada» tentava entregar a José Sócrates era a factura da dívida pública que aumentou nos últimos anos em Portugal.