logotipo tvi24

Falta de enfermeiros em Coimbra pode comprometer cuidados

Ordem alerta para falta de 180 profissionais

Por: tvi24    |   2013-05-06 20:59

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), afirmou que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem falta de 180 enfermeiros, o que pode comprometer alguns cuidados de saúde.

«Há cuidados de enfermagem que podem não estar a ser prestados na totalidade e alguns serviços a ser adiados», disse Germano Couto nesta segunda-feira à agência Lusa.

Realçando que «existem enfermeiros no mercado para serem contratados», o bastonário considerou que o ingresso de mais profissionais no Serviço Nacional de Saúde «equivale a melhores indicadores de saúde».

A contratação de enfermeiros pelos serviços onde estão em falta, à luz das «dotações seguras« em vigor, «significa poupar dinheiro«, o que, segundo Germano Couto, é confirmado por estudos nacionais e internacionais.

Para 2013, o conselho de administração do CHUC, presidido por José Martins Nunes, pediu autorização à Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro para contratar 100 novos enfermeiros, «para que as dotações sejam consideradas seguras».

A ARS, no entanto, concordou com a entrada de apenas 43 profissionais, cuja contratação ainda falta ser viabilizada pelo Ministério da Saúde.

«Preocupava-nos sobretudo como estariam as dotações de enfermeiros e eventuais constrangimentos à contratação», disse.

Aos 100 enfermeiros que a administração do CHUC pretendia contratar, veio juntar-se a necessidade de colmatar a previsível aposentação de 80 ao longo deste ano, o que equivale a um défice de 180, sublinhou.

«Este centro hospitalar tem um débito de 80 mil horas aos enfermeiros. Lamento que as ARS estejam a criar mais entropia no processo», afirmou o bastonário dos enfermeiros.

Partilhar
EM BAIXO: Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros
Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

Veja as capas dos jornais de hoje
Revista de imprensa desta quarta-feira, 30 de julho
Odivelas: mulher gravemente ferida em incêndio
Fogo deflagrou na cozinha de um apartamento
Criança queimada gravemente ao fazer o jantar
Acidente com lamparina em Santa Comba Dão
EM MANCHETE
«A campeã das políticas do Eurogrupo»
Santos Silva fala da escolha de Maria Luis Albuquerque para próxima Comissária Europeia
«Estamos tão dependentes da troika como estávamos»
PS: mais de 21mil simpatizantes já se inscreveram online