logotipo tvi24

Jovens nascidos em 1995 convocados para o Dia da Defesa Nacional

As atividades do Dia da Defesa Nacional tinham sido suspensas no segundo semestre de 2013

Por: Redacção    |   2014-01-15 16:57

A 10ª edição do Dia da Defesa Nacional começa dia 20 de janeiro com cerca de 650 jovens nascidos em 1995 em cinco unidades militares, inaugurando um modelo que custará «menos um milhão de euros» ao Estado, como relata a Lusa.

Uma jovem morreu num quartel depois de uma queda de slide, em 2011.

As atividades do Dia da Defesa Nacional tinham sido suspensas no segundo semestre de 2013 na sequência de uma decisão do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

À margem da inauguração do Balcão Único da Defesa, no Palácio Bensaúde, Lisboa, Aguiar-Branco frisou que o novo modelo, que começa dia 20, visa «cumprir os mesmos objetivos» de «serviço público e dever cívico» de uma forma «menos custosa» e «mais atrativa».

Questionado pela Lusa sobre o novo modelo, o diretor de Serviços de Recrutamento e Assuntos de Serviço Militar, tenente-coronel César Reis, adiantou que, em comparação, custará ao Estado «menos 25 por cento, cerca de um milhão de euros».

O responsável disse que já foram convocados todos os jovens nascidos em 1995, cerca de 130 mil, para se apresentarem em iniciativas previstas ao longo do ano, de participação obrigatória.

Na próxima segunda-feira, são esperados 650 jovens em cinco unidades, Alfeite, Queluz, Braga e Ovar, adiantou, frisando que os custos de deslocação dos jovens continuam a ser assegurados pelo Estado.

A principal alteração de modelo, disse, é um maior envolvimento de entidades públicas para além do âmbito estritamente das Forças Armadas.

O responsável adiantou que, entre as entidades que participam este ano, estão a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a GNR, e outras entidades ligadas à defesa de direitos.

Partilhar
EM BAIXO: Aguiar-Branco (Lusa/José Sena Goulão)
Aguiar-Branco (Lusa/José Sena Goulão)

Segurança de bar esfaqueado mortalmente em Albufeira
Interveio num desentendimento entre um empregado de mesa e um grupo de clientes. Mais duas pessoas ficaram feridas
Surfista português morre na Indonésia
Rui César Peixoto demorou um dia e meio a chegar ao hospital em Bali
Incêndio destruiu camião com 20 toneladas de carne no IC2
Motorista saiu ileso. CDOS de Leiria diz que alerta foi feito às 02:35
EM MANCHETE
Contas bancárias da ES Saúde no Novo Banco
É uma das condições impostas pelo grupo Angeles para lançamento da OPA voluntária. Mexicanos também exigem maioria do capital social
Banca exige venda do Novo Banco ainda este ano
Estado emite mil milhões de euros de dívida