logotipo tvi24

Chávez vive ou morre? Crise política na Venezuela

Oposição quer novas eleições se presidente venezuelano não tomar posse no próximo dia 10

Por: Redacção / Pedro Bello Moraes/TVI    |   2013-01-03 22:16

Aumentam os rumores de que Hugo Chávez pode estar às portas da morte, condenado por um cancro, e, com isso, a Venezuela mergulha numa crise política.

A oposição insiste que se Chávez não tomar posse como presidente no próximo dia 10 terão de ser marcadas novas eleições.

Mas os apoiantes do presidente têm outra interpretação: consideram que o vice-presidente, Nicolas Maduro, tem legitimidade para assumir os destinos do país.

A angústia de Morales, do irmão boliviano, é seguramente partilhada por milhões de outros irmãos seguidores da revolução que tem em Chávez um dos representantes máximos. Mas, na Venezuela, a oposição não invoca Deus para as soluções futuras do país. A fé da união democrática chama-se constituição do país.

Estão, assim, reunidas as condições para uma crise institucional. 10 de janeiro é o dia da tomada de posse de Chávez como presidente eleito nas eleições de 7 de outubro. No entanto, perante a insistente ausência de Chávez e a possível morte, a prioridade da oposição é esvaziar as intenções chavistas que querem colocar na presidência o vice-presidente, sem novas eleições, isto claro, se Hugo Chávez não resistir à doença que combate em Cuba.

Partilhar
EM BAIXO: Eleições na Venezuela (Reuters)
Eleições na Venezuela (Reuters)

Putin: «O melhor é não se meterem connosco»
NATO abre portas à Ucrânia e Presidente da Rússia responde que o país é uma das mais poderosas potências nucleares
Ébola: autoridades da Libéria levantam quarentena de bairro afetado
A decisão foi tomada por recomendação do Ministério da Saúde «com base na evolução verificada no bairro», segundo o ministro da Informação
Nicarágua: mineiros presos devido a desmoronamento
Colapso aconteceu em mina da Nicarágua quando 28 mineiros estavam a trabalhar, a 800 metros de profundidade
EM MANCHETE
Exclusivo: «Não estou no futebol para ter amigos»
Veja a segunda parte da entrevista de Judite Sousa a Cristiano Ronaldo, onde o craque falou sobre o filho, Mourinho e o BES
Seguro e Costa «estão de acordo no essencial»
PS: estatísticas do desemprego são «melhores que a realidade»