logotipo tvi24

Impulso Jovem: candidatos duplicam num mês para 8.630

Miguel Relvas diz que há uma média de 100 jovens a inscrever-se no programa todos os dias

Por: tvi24 / CPS    |   2013-03-19 19:06

O ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse esta terça-feira que as candidaturas ao «Impulso Jovem» duplicaram no último mês, com um total de 8.630 jovens inscritos atualmente no programa de promoção da empregabilidade.

«Agora temos uma média de 100 jovens a inscrever-se diariamente no Impulso Jovem, cujos números duplicaram no último mês, totalizando atualmente os 8.630 jovens», disse o governante aos jornalistas no final da VII Reunião da Comissão de Coordenação e Acompanhamento do Impulso Jovem, por si presidida, cita a Lusa.

Miguel Relvas fez um balanço positivo do programa de promoção da empregabilidade dos jovens desde que, há cerca de um mês, foram tomadas medidas de relançamento da iniciativa.

«O nosso objetivo é criar condições que possibilitem minimizar o desemprego dos jovens. O relançamento do Impulso Jovem deu resultados positivos, pois antes estava aquém das expectativas», afirmou, referindo, nomeadamente, o alargamento do programa à região de Lisboa e Vale do Tejo.

As alterações para tornar mais abrangente o programa «Impulso Jovem», nomeadamente no âmbito dos Estágios Passaporte Emprego, entraram em vigor a 14 de fevereiro.

O alargamento da duração dos estágios de 6 meses para 12 meses, o acesso a estágios de acesso a profissões regulamentadas por ordens profissionais e o alargamento da medida Passaporte Emprego Economia Social às autarquias locais são outras das alterações feitas.

O Impulso Jovem, destinado a promover a empregabilidade de jovens desempregados entre os 18 e os 30 anos, foi aprovado pelo Governo a 14 de junho e desenvolve-se em torno de três eixos: estágios profissionais, apoio à contratação e empreendedorismo e apoios ao investimento.

O Impulso Jovem tinha como meta inicial abranger cerca de 90.000 jovens desempregados e o Governo acredita que estão reunidas as condições para que no Verão estejam abrangidos 45 mil jovens desempregados.

De acordo com o documento de avaliação do programa distribuído aos parceiros sociais em meados de janeiro, no âmbito da VI reunião de acompanhamento do Impulso Jovem, tinham sido registadas 3.387 candidaturas, e tinham sido abrangidos pelas medidas de empregabilidade 1.356 jovens.

O mesmo documento referia que cerca de 40% dos jovens colocados em postos de trabalho no âmbito de medidas de Apoio à Contratação correspondem a contratos de trabalho por tempo indeterminado.

Partilhar
EM BAIXO: Relvas interrompido por «Grândola Vila Morena» (LUSA)
Relvas interrompido por «Grândola Vila Morena» (LUSA)

Zona euro: inflação anual cai para valores de 2009
Taxa de inflação anual na zona euro recuou para os 0,4% em julho
BES: Deco quer abertura de inquérito para apurar responsabilidades
Associação de Defesa do Consumidor lembra que «a falência inesperada do BES deixou centenas de consumidores sem uma boa parte das economias que amealharam durante anos»
Ryanair volta a baixar o preço das viagens entre Lisboa e Porto
Preço do pacote promocional chega a ser metade do cobrado por alguns serviços da rede ferroviária
EM MANCHETE
Meco: famílias avançam com queixa contra procurador
Magistrado escreveu que o médico que atendeu João Gouveia fez um «mea culpa», mas a TVI não o viu nos documentos
Novos cortes podem entrar em vigor em setembro
Setor Empresarial do Estado reduz prejuízo no 1.º trimestre